O Brasil vem enfrentando há algum tempo uma crise econômica sem precedentes a qual tem sido agravada pela atual pandemia de Covid19 nos últimos meses.
Neste cenário de incertezas é muito importante não perdermos o foco no futuro e planejarmos o caminho que desejamos percorrer, definir metas claras, objetivas e tangíveis de forma a não sermos pegos de surpresa e não estarmos despreparados para as oportunidades que virão quando iniciarmos a retomada do mercado.
Este momento de “baixa” nas atividades cotidianas é um dos momentos mais propícios para “arrumarmos a casa”, definir e/ou melhorar processos, trabalhar em mitigar desperdícios e melhorar a gestão.
Com uma boa gestão de projetos é possível garantir que o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário seja realizado dentro do prazo, custo e qualidade desejados. O gerenciamento de projetos feito de forma eficaz pode fazer com que as empresas consigam fazer mais com menos, aumentando a produtividade e evitando desperdícios.
Boa parte das pequenas e média empresas que trabalham com projetos em nosso país acreditam que implementar esta cultura seja oneroso, ou, apenas trabalham com a gestão de escopo e tempo (cronograma). Mas, a gestão de projetos é muito mais que isso:
Um profissional de gestão precisa ser encarado como um investimento nas companhias o qual poderá ser o principal agente para a empresa se destacar e sair na frente de seus concorrentes nesta crise.